Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de março de 2010

Começa Hoje em Rio Pardo

A Expoagro RS





Cada vez mais preocupada em incentivar a diversificação de culturas e atividades no meio rural, começa às 9h desta quarta, dia 4, a nona edição da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. A programação da feira, considerada uma das maiores do país voltada à agricultura familiar, segue até sexta-feira no Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow.
Segundo o coordenador de divulgação do evento e vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Heitor Alvaro Petry, um dos destaques será o primeiro fórum sobre diversificação, a ser realizado a partir das 13h desta quarta. O painel contará com palestrantes da Afubra, Emater/RS, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
– Todos vão apresentar dados do que já é feito atualmente, em termos de diversificação, em regiões fumicultoras. Depois vamos promover um debate no qual poderá ser indicado um tema específico para ser tratado na feira do próximo ano – adianta Petry.
Em 20 hectares de parque, os visitantes poderão conferir nesses três dias, das 8h às 18h, mais de 270 expositores de produtos, máquinas, serviços e lavouras demonstrativas. Nesta edição foi ampliada a área destinada às agroindústrias, que passou de 40 para 60 espaços e deve reunir cerca de uma centena de famílias rurais.
Outro pavilhão é o da agroenergia, construído com 600 metros quadrados para abrigar máquinas e equipamentos do setor. Nele foi instalada uma microusina de álcool e uma usina de biodiesel. Em torno do prédio estão lavouras de girassol, mandioca, cana-de-açúcar, batata doce, sorgo, milho, soja e mamona, culturas que servem de matéria-prima para este tipo de energia. O local concentra novidades da área, com apresentação de projetos e resultados já obtidos. Haverá demonstração do processo de produção de álcool combustível, de extração de óleo, processo do biodiesel e do sabão.
A feira ainda contará com exposição de bovinos de corte e de leite, ovinos, caprinos, cavalos e avestruz.