Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de março de 2010

Cherini defende Projetos Salariais

dos Militares




O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), reafirmou nesta quarta-feira (10), que todas as tentativas de acordo entre as categorias da Brigada Militar e o governo do Estado serão esgotadas, antes que ocorra o encaminhamento dos projetos salariais dos militares a votação. “Esta possibilidade de consenso tem um simbolismo muito especial, porque o Legislativo gaúcho está processando, junto com o líder do governo, deputado Adilson Troca, uma discussão que poderia acontecer apenas em plenário. É o que queremos evitar, fazendo com que as propostas sigam para apreciação com a aceitação de todas as categorias e que ocorra unanimidade da Casa”, destacou Cherini.

Após reunião na Sala da Presidência, no final desta tarde, com a participação do líder do governo e do presidente da Associação dos Oficiais, coronel Jorge Luiz Prestes Braga, Cherini disse que apesar da construção de um consenso ser muito difícil, não é impossível. “Temos coragem e persistência acima de tudo e, hoje, avançamos bastante nas negociações”, revelou. Conforme Cherini, tanto os representantes dos militares de nível médio, que compreende de soldado a tenente, quanto os dos oficiais superiores, têm que ser menos intransigentes. “Os soldados cederam na linearidade e os oficiais deveriam ceder em relação à retroatividade a março de 2009, quem sabe podendo ocorrer até mesmo um parcelamento dos valores. Tem que haver um acordo, se não vão ficar sem nada”, avaliou.
Cherini lembrou, ainda, a necessidade de urgência no envio dos projetos ao Legislativo, considerando o prazo limite para apreciação de propostas sobre planos de carreiras e de salários. “Temos mais uns 10 dias, nesta corrida contra o tempo, porque até 6 de abril o projeto teria que ser sancionado pelo Executivo”, justificou.